Código de Conduta e Protecção de Dados

Leia atentamente o texto.

 

Código de Conduta

1.      Os instrumentos ao seu dispor na Bolsa de Emprego são-lhe proporcionados pelo Instituto Politécnico de Leiria, enquanto responsável pela sua qualidade e segurança, bem como pelo tratamento automatizado dos dados que serão neste âmbito fornecidos.
2.      O serviço em que está prestes a entrar visa ajudá-lo a gerir os seus esforços de recrutamento/procura de emprego, através da disponibilização de ferramentas que facilitam o acesso, por parte das empresas à procura, autónoma e directa, dos Currículos (CV) dos candidatos a emprego e divulgação das suas ofertas, e por parte dos potenciais candidatos às ofertas das entidades empregadoras registadas.
3.      Pela sua própria natureza e objectivos, este serviço requer uma troca de informações, que podem ser consideradas confidenciais. Contudo, como titular dos dados que venha a transmitir, é-lhe garantida a possibilidade de controlar a quantidade de informação que é disponibilizada, quando e em que circunstâncias esta poderá, ou deverá, ser facultada a terceiros.
4.      A inserção/acesso aos dados fornecidos é feita mediante um sistema de Login e Password confidenciais, sob a responsabilidade do utilizador.
5.      Aos utilizadores/destinatários deste serviço é permanentemente garantido o acesso aos dados fornecidos, para eventual rectificação, correcção, remoção ou oposição dos mesmos.
6.      A actualização dos dados fornecidos é da inteira responsabilidade dos utilizadores, sendo-lhes garantida a possibilidade de solicitarem ao IPL que proceda a determinada alteração, por qualquer meio colocado à sua disposição.
7.      A conservação dos dados fornecidos vigora durante um período máximo de 3 anos, findo o qual os titulares devem preencher novo formulário para que se proceda à revalidação do seu registo.
8.      Nenhuma da informação que nos seja transmitida, será facultada, por via gratuita ou comercial, a terceiros. O IPL reserva-se o direito de utilizar os dados fornecidos para fins exclusivamente internos, mediante o consentimento do seu titular.
9.      Os nossos serviços respeitarão o previsto na Lei da Protecção dos Dados Pessoais – Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro, designadamente quanto ao cumprimento de medidas de segurança aí previstas.
10.  Todas as ofertas de emprego comunicadas, via – Internet, bem como alterações introduzidas ao seu conteúdo, são previamente validadas pelo Instituto Politécnico de Leiria, antes da sua disponibilização.
11.  Reservamo-nos o direito de não divulgar ou retirar quaisquer anúncios de ofertas dos nossos ficheiros, sempre que estes contenham informações que se comprove serem imprecisas ou inadequadas ao serviço em causa. Removeremos regularmente do sistema toda a informação desactualizada.
12.  A violação de qualquer destas regras resultará na perda dos privilégios que lhe são conferidos pelo acesso a estes serviços, e consequente cancelamento do acesso à Bolsa de Emprego.
13.  A participação em qualquer inquérito que lhe seja remetido por estes serviços é voluntária, não tendo quaisquer implicações na manutenção do seu registo e/ou na continuidade da utilização dos serviços.


As seguintes regras deverão ser cumpridas por quaisquer potenciais empregadores que pretendam utilizar este sistema:
  • A forma de contacto, por parte dos potenciais candidatos às ofertas de emprego que divulgue, é por si controlada. Isto significa que quaisquer informações sobre o seu contacto ou identidade apenas serão disponibilizadas, se der indicações explícitas nesse sentido.
  • Não poderão cobrar taxas aos candidatos para acesso a uma determinada oferta de emprego.
  • Não é permitida a venda ou a publicitação dos CV registados. Tal procedimento viola a capacidade de controlo dos indivíduos sobre a forma como os seus CV são apresentados.
  • A selecção e recrutamento ficam completamente a cargo das entidades empregadoras. Estas conduzem e gerem directamente os seus processos com os candidatos, assim como as relações contratuais propostas daí resultantes.
Porque a gestão destes serviços deverá ser orientada pela máxima satisfação das necessidades e expectativas dos seus utilizadores, solicitaremos pontualmente a sua colaboração na resposta a inquéritos de avaliação da eficácia dos serviços prestados, agradecendo também todas as críticas, sugestões ou dúvidas na utilização que nos possam ser remetidas, por endereço electrónico, ou por qualquer outro meio, no sentido de procedermos a todos os melhoramentos considerados necessários na prestação destes serviços.

Bolsa de Emprego Ipl